sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Governo é um bom Gestor?


 
Sou acionista de uma empresa pública e agora? Muito se tem discutido no Brasil sobre a eficiência das empresas públicas de capital aberto (sociedade anônima). Afinal os recentes cortes de taxa de juros e tarifas realizadas por bancos públicos e a situação “embaraçosa” enfrentada pela Petrobrás tem colocado em dúvida a atuação do governo com relação às empresas públicas no país.

Assim como no Brasil, existem empresas de controle estatal em países de gestão econômica liberal, por exemplo, nos Estados Unidos em um modelo que conhecemos como “economia mista” e lá é chamado de “mix”, setores como correios e postagem, ferrovias, loterias, universidades e rádio/Tv’s contam com empresas estatais.

Pensando nessa questão e no aspecto de retorno aos seus acionistas na forma de valorização de suas as ações em bolsa de valores resolvi fazer uma simples pequisa para tentar responder: Como está o desempenho das ações de empresas geridas pelo poder público nos últimos 10 anos, nos setores de Energia, Óleo & Gás e Telefonia? 

Observando países como: Estados Unidos, França e Japão (grupo de países ricos) e do outro lado os emergentes: Brasil, Colômbia e Índia.  

Analisando as empresas e os dados:


País/Setor
Telefonia
Petroleo & Gás
Energia
EUA
Setor Privado
Setor Privado
Tennessee Valley Authority
França
France Telecon
Setor Privado
Electricité de France
Japão
Nippon T. and T. Corporation
Setor Privado
Setor Privado




País/Setor
Telefonia
Petroleo & Gás
Energia
Brasil
Telebrás
Petrobrás
Eletrobrás
Colômbia
Empresas Públicas de Medellín
Ecopetrol
ISA Emgesa
índia
Bharat Sanchar Nigam Limited
Oil and Natural Gas Corp Limited
Setor Público


Retorno das ações (2003-2013):

Empresa
Variação (10 anos)
Bolsa
TVA
3,43%
NYSE
FT
-59,62%
Euronext
EDF
-52,84%
Euronext
NTTC
5,71%
TOPIX
TELB
-96,77%
BM&F-Bovespa
PETRO
197,74%
BM&F-Bovespa
ELETRO
-53,94%
BM&F-Bovespa
EPM
-
Não Negociada
ECOPETROL
142,63%
NYSE
ISA E
-
Não Negociada
BSNL
814,27%
NSEI
ONGC
447,31%
NSEI


   Obs: Em 10 anos
VALE5
367,12%
BM&F-Bovespa
Privatizada 1993
CSNA3
1329,41%
BM&F-Bovespa
Privatizada 1997

Fonte FT – Markets Data


Analisando os números podemos dizer que o retorno aos acionistas das empresas públicas dos países emergentes apresentaram em média um retorno maior que os dos países desenvolvidos, o que pode em parte ser explicado pela transferência de poupança externa desses países via conta financeira (rubrica do balanço de pagamentos onde entram investimentos em bolsa de valores). Entretanto, podemos também avaliar que o retorno das empresas privatizadas no Brasil, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Vale do Rio Doce (VALE) tiveram maiores retornos do que as mantiveram a gestão pública. 

Como a atual gestão do governo brasileiro parece ser cada vez mais intervencionista, o meu conselho aos atuais acionista de empresas estatais é que tenham cuidado, pois as coisas podem começa a ficar VERMELHAS! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário