sábado, 16 de novembro de 2013

Bom dia Brasileiro!

Feriadão é sinônimo de praia, churrasco, família, amigos, cervejinha e agora... CADEIA! Isso mesmo CADEIA! Ontem eu e minha geração tivemos o orgulho de presenciar a prisão de políticos e outros condenados pelo maior esquema de corrupção desse país. Não quero aqui julgar partidos, afinal respeito à história do PT (mesmo não concordando com suas práticas) no sentido da importância que o mesmo tem para o sistema democrático e o estado de direito, mas condeno veementemente a atitude incorreta de alguns dos seus principais líderes que foram condenados e presos.

Ministro Joaquim Barbosa o algoz dos mensaleiros 
O mais impressionante nessa história toda é que pessoas que até então tinha biografias intocáveis e marcadas pela luta contra o regime militar e pelos ditos ideais democráticas (eles dizem, mas não acredito muito), agora tem que conviver com a mácula da prisão no regime democrático. Literalmente os personagens do núcleo político do mensalão petista jogaram suas biografias autorizadas ou não, no “lixo”

O que ficará disso tudo, ao final de tão demorado processo e julgamento, será que ainda cabe recurso? Será que ainda viveremos as delongas dos “embargos infringentes”? Não sei, não sou especialista em direito. Mas o que acredito é que a cena simbólica dos políticos, ex-ministros e pessoas de poder econômico-financeiro indo para a prisão pode e deve ser um marco da moralidade no Brasil.

Assim o grande efeito positivo desse fato especifico (prisão dos mensaleiros) pode desencadear no país é uma melhora no ambiente institucional. Afinal, as pessoas não confiam nas instituições, existe um grave problema nesse aspecto que pode ser o fator causador da nossa corrupção e da violência endêmica que vive nossa sociedade, afinal a policia e o judiciário servem para que e para quem mesmo? Não para mim? Se pergunta o brasileiro quase todos os dias!

Enfim, não vou falar mais nada porque ainda estamos no feriadão e tenho que aproveitar muito, pois esse negócio de pensar e refletir cansa pra c$#¨ralh%¨#!  

   "A minha lógica não é a mesma do senhor. Eu não barateio crime de corrupção."
Joaquim Barbosa - STF